3/19/2014

Profissão: Blogger

( This one will be only in Portuguese, sorry!!!)

Quando em 2009 criei o meu primeiro Blogue, Cluelessbynature (tradução livre de 'sem noção por natureza' que tem muito haver comigo), nunca foi minha intenção 'profissionalizar-me' no mundo dos Blogues. Não deixava mensagens nos blogues que seguia, não 'procurava' seguidores, não 'publicitava' o blogue nem tão pouco tinha publicidade nele (continuo a não ter).

Deixei o Cluelessbynature porque sentia que me 'expunha' demasiado sem no entanto cortar amarras com o meu lado 'sério', fruto da minha vida profissional, e não deixava a minha faceta mais descontraída transparecer. Sentia-me demasiado 'contida' por um lado e 'exposta' por outro (espero que isto faça sentido).

Para conseguir deixar o meu lado mais 'criativo' aparecer tinha que cortar por completo com aquela primeira abordagem, e a forma que encontrei para lidar com esta situação foi criar o Cluelessbyfashion. Não deixei de ser aquela primeira pessoa e tudo o que está ali escrito sou eu, mas sentia-me incompleta.

Confesso que quando comecei a ter seguidores (são poucos mas muito bons!!!) senti-me um pouco estranha ao início, uma sensação de vulnerabilidade por me estar a expor demasiado (desculpem o uso abusivo da palavra 'expor' mas a verdade é que quem profissionalmente passou quase dez anos a praticar a 'arte' da invisibilidade estas coisas fazem alguma confusão). Mas depois percebi o quanto isso me fazia falta, afinal qual o propósito de ter um blogue se não a 'partilha'.  E descobri que adoro esta 'troca', de ideias, de opiniões, de dicas, de 'segredos', de pedaços de 'nós'.

Neste percurso pela blogosfera acompanhei muitos blogues, alguns já desaparecidos, mas sempre admirei quem se dedicava a 100% ao blogue, que se preocupava com os conteúdos, pesquisava, tinha parceiros, ia ao fundo das questões. Tudo isto implica tempo, por vezes demasiado tempo. Percebi que muitos bloggers faziam do seu blogue a sua profissão mas nunca entendi como.

Quando li este post da Jéssica do Blogdajé fez-se luz. Não, não me vou tornar blogger de profissão, mas não podia deixar de partilhar este post com vocês. Admiro a humildade da Jéssica em partilhar este tema com os seus leitores, principalmente porque normalmente na blogosfera ou se esconde que se ganha dinheiro com o blogue, principalmente com alguns 'produtos recomendados' ou simplesmente são demasiado 'ocupados' para responder a essas ou a qualquer outras questões.

Por isso parabéns à Jé, pela sua dedicação ao blogue e aos seus leitores, pelo seu profissionalismo e humildade. Espero que continue assim, e se um dia eu decidir que quero dedicar-me a 110% a este blogue, ser blogger de profissão (Angola ainda é um mercado 'virgem' neste aspecto, por isso quem sabe eheheheheh), espero  ter esta postura.

 

Kisses

MSM
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Muito bom o post dela, sem dúvida

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Eu n conhecia o blog, mas adorei o post
    http://asperolaspreciosas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Super Post... e vou ver ler o post da Jessica!
    MSM sabes que a Blogsfera é tão vasta, e quando nós entramos torna-se parte de mim! Quanto a exposição, custa-nos um bocado, mas depois sabe tão bem, sentimos falta (é pelo menos o meu caso, e estou a 2anos só nisso) Pretendo continuar...e só o futuro dirá se vai se tornar uma profissão!!! Angola é mercado virgem para muita coisas, mas em conjunto é tirar a virgindade destas areas "Artisticas" digo isso porque sinto na Pele...Sou licenciada em Arquitectura de Interiores e olha... um dia falo disso!
    Beijos!!!
    PS: passa lá pelo meu Blog :) uma surpresinha para ti

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela tua visita e comentário! Leio todos e se tiveres um blog farei uma visita, senão responderei a todas as questões aqui mesmo.

Thank you so much for your visit and comment. I read all of them and if you have a blog I will pay you a visit, if not I'll answer all your questions here.

Hugs, Kisses, Love and Best Wishes
Miss Silly Me