8/03/2016

Os ‘novos-ricos’ e a ‘falta de Berço’


Quando ouvimos esta expressão ‘falta de berço’ imediatamente relacionamos com o facto de nascer pobre, no entanto não poderia estar mais longe da verdade.

Na realidade este fenómeno dos ‘novos-ricos’ emergentes na sociedade moderna só veio realçar o facto de, cada vez mais, as pessoas crescerem sem valores, sem ‘berço’.
 
O ´berço’ não se compra, não surge milagrosamente quando ficamos ricos ou quando casamos ou nos juntamos a alguém ‘remediado’ financeiramente.
 
Por esta altura devem estar a pensar, “mas esta conversa não está relacionada com moda ou lifestyle MSM”. Pois, por acaso até está, é que associado a este fenómeno dos ‘novos-ricos’ surge aquele grupo de novos ‘fashionistas’ que acreditam piamente no facto de bastar ‘estar na moda’, vestir marcas caras ou reconhecidas para automaticamente atingirem o patamar dos ‘ricos’.
 
É lindo partilharmos memes e frases profundas no Facebook e Instagram onde realçamos a importância dos valores, do respeito e da boa conduta quando no dia-à-dia, na prática, as nossas acções só revelam que somos pobres de espírito, mal formados e sem ‘berço’.
 
O ‘berço’ nota-se nos pequenos gestos, no facto de reconhecermos que todos os trabalhos sejam eles quais forem são importantes, o varredor de rua não é menos importante que a recém-licenciada quando ele por um lado faz o seu trabalho bem feito com rigor enquanto ela não consegue escrever um parágrafo sem dar erros ortográficos.
 
Por outro lado a falta de ‘berço’ manifesta-se por exemplo quando não respeitamos alguém que trabalha para nós destratando-o à frente de outras pessoas ou quando as meninas acham que atingiram um ‘estatuto’ em que se tornaram ‘madames’ e dão a sua roupa interior suja à lavadeira para lavar.
 
Independentemente do dinheiro que se tem na conta bancária demonstra-se ter ‘berço’ quando crescemos com certos valores que nos guiam pela vida e nos mostram a importância de ter respeito por nós e pelos outros, e isto não se aprende na escola. Na escola podemos aprender alguns deveres cívicos, podemos aprender certas regras para conviver em sociedade, mas o nosso carácter, a nossa formação enquanto pessoas começa muito antes, começa no ‘berço’, na nossa estrutura familiar.
 
O que constato é que cada vez mais as pessoas com ‘berço’ vêm de famílias humildes, sem grandes posses, mas que ainda respeitam os seus valores. Esta é a base para formarmos bons seres humanos, excelentes profissionais e uma sociedade mais saudável.
 
Quando nos esforçamos demasiado para ‘parecer’ alguma coisa é porque na realidade não somos e isso nota-se. Quem realmente tem ‘berço’ reconhece os seus ‘semelhantes’ e respeita-os, tenham eles dinheiro ou não, mas reconhece neles os mesmos valores, os outros, os ‘aparecedores’ tornam-se ridículos aos olhos dos ‘verdadeiros’.
 
Não esperem os vossos filhos chegarem à faculdade para aprenderem a ser cidadãos correctos, com valores, respeitadores. Não é o canudo que lhes vai dar a elegância, delicadeza o respeito de quem nasceu com ‘berço’. Podem ter um batalhão de empregados, lavadeira, motorista, babá, mulher-a-dias, segurança, tudo a que o dinheiro der acesso, mas sem ‘berço’ vai continuar a ser um pedante, um miserável, um eterno ‘wannabe’.
 
E a próxima vez que fizer troça de alguém, o mendigo que lhe pede dinheiro na rua para alimentar a família, a colega de trabalho que não ‘cursou universidade’, o motorista do seu ‘namorado’ ou a empregada que lhe faz a comida ou lhe lava a roupa, da próxima vez que destratar um mais velho, o seu avô, a sua mãe, o seu subordinado, lembre-se que eles podem não ter a mesma conta bancária que você, ou podem não ter o titulo de ‘Dr.’, mas se calhar sabem o valor do trabalho, da amizade, do respeito, da solidariedade, do ‘bom dia’, do ‘obrigado (a)’, do ‘se faz favor’. E enquanto não souber reconhecer isso jamais será um daqueles ‘verdadeiramente ricos’, será toda a vida um ‘aparecedor’, alvo de chacota por parte dos ‘verdadeiros’.

Não inveje os sapatos de marca, os vestidos de designer, a maquiagem de estrela de cinema, o carro com motorista, aprenda as boas maneiras, a educação, os valores, a elegância nas palavras e nas acções. Quando atingir este patamar qualquer calça de ganga com uma simples t-shirt branca vai ser infinitamente mais fashion e com estilo do que o outfit mais caro da 5th Avenue.

Hugs, Kisses, Love & Best Wishes
MSM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita e comentário! Leio todos e se tiveres um blog farei uma visita, senão responderei a todas as questões aqui mesmo.

Thank you so much for your visit and comment. I read all of them and if you have a blog I will pay you a visit, if not I'll answer all your questions here.

Hugs, Kisses, Love and Best Wishes
Miss Silly Me