1/06/2016

Vestir bem - MITOS e FACTOS da MSM

Para algumas pessoas não existem regras para o “vestir bem”. Quem tem formação em consultoria de imagem dificilmente poderá concordar com esta afirmação. Realmente o conceito de “Vestir bem” é subjectivo, depende de pessoa para pessoa, do seu estilo, do seu biótipo, do meio que a envolve, da situação em que se apresenta e outros tantos factores.
Mas existem regras que, respeitando todos os factores mencionados, nos ajudam nesta questão do “vestir bem”. 
Estas são as “Regras” que a MSM destaca:

Regra #1 
"Ninguém nasce com estilo, mas com uma determinada carga genética"
 
O nosso corpo pode ter várias formas, pêra, maçã e todas as frutas existentes no planeta, o importante é conhecer e respeitar as nossas formas. 

Olhe para o seu corpo, não interessa se é magra ou cheinha, o importante é tentar equilibrar as suas proporções. O que fica bem na colega do lado pode não ser o mais adequado para si. 

Por exemplo, é verdade que as cores mais escuras costumam afinar a silhueta, mas elas só causam esse efeito se servirem bem no seu corpo, ou seja, quanto maior o volume das roupas maior vai parecer dentro delas. 

Saiba qual o número adequado da sua roupa e aprenda a valorizar os seus atributos e disfarçar aquilo que tem de menos bom. Acredite que TODAS as mulheres têm algo que preferem disfarçar.
Look pós parto, prioridade o conforto (saltos NOT) e 'larguinho' para 'disfarçar' a barriguinha, o padrão também ajuda a 'desviar' a atenção


Regra #2  
Seja elegante no dia-a-dia (Isaac Mizrahi, estilista) 

Esta regra parece-me muito importante mas não deve ser mal interpretada, o ser elegante não é uma verdade absoluta. Nunca podemos ‘forçar-nos’ a usar algo com o qual não nos sentimos confortáveis ou que não sejam exactamente o nosso estilo simplesmente porque alguém fica ‘drop dead gorgeous’ com determinada peça. Temos que pensar no look como um todo, mas de forma natural, tudo o que for contra o nosso estilo parcerá ‘forçado’ e deselegante. E não existe um estilo ‘elegante’, existem sim pessoas elegantes nos seus mais variados estilos.

Trabalhar na área de moda tem destas vantagens, quebrar a regra de 'nunca usar jeans numa reunião de trabalho' e sentir-se elegante ao fazê-lo


Regra #3  
Preste atenção aos detalhes e não à etiqueta

Não interessa comprar a peça mais cara ou agarrarmos-nos àquela peça de marca gasta com o uso. Nem sempre a peça mais cara nos fica bem e insistir em usar roupas gastas do uso ou que não se encontram em boas condições não favorecem a nossa imagem. 

Mais vale ter pouca roupa de qualidade e em perfeitas condições ou mais barata mas com bom aspecto do que vangloriar-se de ter um armário cheio de ‘nada’.


Regra #4
Como diz Bobbie Thomas, estilista e editoria do Today Show, a confiança é o seu melhor acessório! 

Mas atenção com o excesso de confiança, e sim, isso existe. Se estiver desconfortável as pessoas irão com toda a certeza notar. Uma mulher muito baixa com saltos demasiado altos fica esteticamente deselegante. Uma mulher que não sabe andar de saltos altos não está a trazer benefícios para a sua imagem, mais vale usar sapatos mais baixos mas manter o porte.

Mas se escolher algo com o qual se sente bem nunca se esqueça: ATITUDE! Assuma a sua escolha, mesmo que seja algo que à partida não é unânime. O que a torna especial é ser única!


Um Look pouco consensual mas que eu assumi!

Regra #5 
Uma mulher tem de se maquilhar para ser bonita (NOT)

Todas as stylists e consultoras de imagem vão neste momento rogar-me pragas mas na minha opinião isto é um Mito. 

É indiscutível que a maquilhagem faz maravilhas à nossa auto-estima e pode tornar-nos ainda mais bonitas mas não deverá ser factor determinante para nos sentirmos bonitas. Temos de fazer aquilo que funciona para nós e que nos é mais natural. 
Eu por exemplo com quarenta anos de existência contam-se as vezes que me maquilhei mas já me senti bonita vezes sem conta. Para mim a maior parte das vezes basta um pouco de rímel para realçar no meu rosto o que pretendo. 

Busque o seu equilíbrio, aquilo que a faz sentir melhor, se realmente se sente bem a maquilhar-se como uma profissional aprenda a fazê-lo. Sair de casa com ‘experiências’ de maquilhagem é que pode ser prejudicial. Mas nunca se esqueça, maquilhagem das ‘estrelas’ só é ‘natural’ nas ‘fotografias’ ou no meio das ‘luzes’, de perto não há como ‘disfarçar’ uma maquilhagem e torná-la ‘natural’.


Regra #6  
Vista-se de acordo com as situações, faixa etária, profissão, etc

Acho bem que cada um tenha o seu estilo e o assuma, mas não nos podemos esquecer que vivemos em sociedade e temos que ter algum equilíbrio quando tentamos gerir aqueles que são os nossos gostos pessoais e o que é socialmente aceite. 
Passo a explicar: 
Eu por exemplo gosto da moda das destroyd boyfriend jeans, no entanto tenho noção que com a minha idade não será correcto usá-las com um cropped top a mostrar a barriga, não as uso também por exemplo para uma reunião de trabalho ou para um casamento, mas como gosto, pode até não ser o que mais me favorece em termos de ‘elegância’ mas assumo e usa-as em situações mais descontraídas com uma camisa por exemplo.
Exemplo de como 'atenuar' umas destroyd boyfriend jeans


Regra #7 
Não leve a moda demasiado a ‘sério’

‘Brinque’ com a sua roupa e com os seus acessórios. Vai ver que tem muito mais hipóteses de montar looks do que poderia imaginar. 
Tenha já alguns outfits montados para aqueles dias de menos paciência ou imaginação. 
Descarte a roupa que já não se encontra em condições ou que não lhe serve, isso só irá criar frustração na hora de vestir, principalmente quando tem pouco tempo e tem de se despachar e a roupa que tem no armário só está lá a fazer número. 
Crie um ‘roupeiro cápsula’ ou peça ajuda a um profissional para o fazer por si.

'menos é mais' (Less is more) mas por vezes 'mais é muito mais' e não necessariamente 'demais'

Com certeza se já viu as minhas fotos pode estar neste momento a perguntar-se com tanto conselho como é que às vezes saio à rua daquela forma… pois, eu adoro ‘brincar’ com moda e assumo os meus gostos!

Mistura de padrões, estilos e jogar com proporções, having fun with fashion

Por vezes temos de ir experimentando até acertar, a moda está em constante mutação, assim como o nosso corpo, os nossos gostos, as pessoas com que nos relacionamos, o nosso trabalho e todas as dinâmicas da nossa vida em sociedade.
Tudo junto e misturado

Tem alguma dúvida, faça perguntas, terei o maior gosto em tentar ajudar!

Hugs, Kisses, Love & Best Wishes
MSM

4 comentários:

  1. MSM, feliz ano novo! conselhos muito bons, mas eu quero mesmo o colar do ponto 4 e a saia/vestido do ponto 7!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz ano Novo!!!
      Obrigada :-), já reparaste que a congolinho é mesmo uma paixão para mim, esse vestido foi mesmo amor à primeira vista :-)O colar é Asos (essa paixão já partilhamos há algum tempo ;-)

      Kisses
      MSM

      Eliminar
  2. MSM, antes demais BOM ANO 2016 :)
    Tinha tantas, mas tantas saudades do seu Blogue.!
    Fiquei muito contente por ter regressado e se ter lembrado de passar no "Saga" :) Neste meio tempo, aconteceram tantas coisa!
    Espero sinceramente que não "desapareça" e que volte ao ritmo que lhe seja possível.
    Um beijinho no seu Coração..Muita saúde para si e família! Excelente Ano 2016...!
    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    @sagadaemigracao (Instagram)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MR! É recíproco!
      Tudo de bom este ano!
      Vamo-nos 'vendo' nos nossos cantinhos 😄
      Kisses
      MSM

      Eliminar

Muito obrigada pela tua visita e comentário! Leio todos e se tiveres um blog farei uma visita, senão responderei a todas as questões aqui mesmo.

Thank you so much for your visit and comment. I read all of them and if you have a blog I will pay you a visit, if not I'll answer all your questions here.

Hugs, Kisses, Love and Best Wishes
Miss Silly Me