1/15/2016

Consultores de imagem em 'SALDO'

Senti necessidade de escrever este texto após ter recebido uma foto que apareceu numa revista bem conhecida no mercado. Esta foto fazia parte de uma sessão fotográfica que acompanhava a entrevista a uma conhecida e linda mulher angolana. Não obstante toda a produção, nesta foto que andou a circular pela internet, fazia-se zoom aos pés da visada. A mesma apresentava-se de sandálias com os pés pouco cuidados, com calos bastante visíveis em mais do que um dedo.

Tenho visto estes erros frequentemente, sessões fotográficas onde se vê as etiquetas ou fios interiores da roupa, supostos profissionais com maquilhagens exageradas, decotes profundos ou roupa demasiado curta em programas de televisão, etc...

Todos nós temos os nossos melhores e os nossos piores dias, qualquer um de nós pode em várias alturas da nossa vida estar 'menos bem', no entanto têm sido sucessivos os erros deste género cometidos  em programas de televisão e sessões fotográficas para revistas.

Podem até argumentar, 'é só um pormenor', sim, é um pormenor que se torna 'pormaior' quando falamos de algo que depende dos detalhes. Neste tipo de trabalhos são contratados profissionais cujo conteúdo profissional não é apenas escolher a roupa que a pessoa vai vestir e ajudá-la a vestir, isso qualquer um de nós aprende a fazer desde cedo. 

No nosso dia a dia, a partir de uma certa idade somos nós mesmos que escolhemos e vestimos a nossa roupa. Quando é contratado um profissional para o fazer confiamos que o mesmo será uma pessoa atenta aos pormenores, que não deixará escapar qualquer 'detalhe' que poderá ser arrasador em termos de imagem. 

Um profissional deverá saber 'disfarçar' algo que esteticamente ou visualmente não favorece a imagem do cliente. No exemplo acima poderá ser usar sapatos fechados, um vestido ou saia mais comprida, posicionar a cliente de forma diferente para a fotografia ou até recorrer a um profissional de maquilhagem durante a sessão fotográfica.

A proliferação de ‘consultores de imagem’ que surge nas redes sociais é estonteante.
Realmente é uma profissão que tem vindo a ganhar o seu espaço e como em todo o ‘boom’ profissional cabe a cada cliente decidir qual o profissional que mais se adequa às suas necessidades.

No entanto não nos podemos esquecer que como em qualquer profissão se queremos ver o nosso trabalho reconhecido, valorizado, não podemos deixar de investir na nossa formação, no nosso conhecimento.
Não basta ‘ter jeito’ ou ‘estar na moda’  para ser um(a) consultor(a) imagem.

Por vezes é atroz a forma como algumas pessoas se apresentam, em eventos ou nos media (em revistas e televisão), supostamente trabalhos que foram efectuados por ‘stylists’, quando não são os próprios ditos profissionais que se apresentam em locais de exposição pública de forma que em nada dignifica a profissão.

Como consultores de imagem temos de ter atenção redobrada quando nos apresentamos em público, por exemplo na televisão, e cujo intuito é “ensinar” aos outros os erros a não cometer.

Cada um tem o seu estilo, até os consultores de imagem, e também cometemos erros no nosso dia-a-dia, por vezes por descuido, outras de forma pensada, porque, como já disse várias vezes, resolvemos assumir algo que até sabemos que não é a melhor escolha, no entanto no trabalho temos de ter uma atenção redobrada.

Como em qualquer profissão temos de tentar ao máximo ensinar ‘por exemplo’, decerto não gostamos de ir a uma cabeleireira tratar do cabelo quando ela própria tem o cabelo em más condições ou a um dentista tratar dos dentes quando o profissional apresenta os dentes podres. Também é assim com um consultor de imagem.

Temos de ter cuidado enquanto consultores de imagem ao escolher a forma como nos apresentamos por exemplo na televisão, em revistas ou mesmo em workshops ou formações. Ter atenção redobrada e vestir de acordo ao nosso biótipo, evitar tecidos que amarrotem, de mau corte ou qualidade. Ter sempre o cabelo, as mãos e os pés cuidados e ter atenção à linguagem que utilizamos.

Uma coisa é sermos 'influenciadores' de opinião, sermos figuras públicas, ou termos um blog de moda e lifestyle e ter quem se identifique connosco, com o que vestimos, comemos, etc, isso são ‘líderes de opinião’, outra bem diferente é darmos conselhos como se de conselhos profissionais se tratasse sem termos formação para tal. Não basta ir à internet e tirar algumas 'ideias', juntar tudo e escrever um texto como se fossemos um 'expert' na matéria. Caímos no erro de dizer uma coisa e fazer outra, dar conselhos de como nos apresentarmos num casamento e depois irmos a um onde nos confundem com a noiva ou aconselharmos alguém a ir a uma entrevista de trabalho com um decote até ao umbigo ou com calças 'formais' pretas com rasgões nos joelhos.

Quando isto acontece podemos estar a induzir pessoas em erro e poderá trazer consequências nefastas não só para a pessoa, por exemplo a nível profissional, mas também contribuir para a descredibilização de uma profissão, que é a consultoria de imagem.

Um consultor de imagem não é alguém que dá ‘dicas’, é um profissional, que teve formação, que consegue deixar de lado os seus ‘gostos’ para aconselhar de forma concreta e objetiva o cliente, tendo sempre em conta as necessidades do cliente, o seu biótipo e o seu estilo.


Prestar Consultoria de Imagem nada mais é do que orientar uma pessoa a trabalhar a sua imagem nos mais diversos aspectos. Mas para orientar é preciso estar preparado para isso, é preciso ter formação. Ninguém procura um ‘curioso’ em Direito quando tem uma questão legal a resolver, assim como ninguém procura um ávido leitor de revistas médicas se tem um problema de saúde. 

Hugs, Kisses, Love & Best Wishes
MSM

2 comentários:

  1. MSM Concordo plenamente ctg minha Querida!
    Em cada ponto que exemplificas os erros que normalmente estamos habituados a ver e ler por ai.... Infelizmente os "Titulos" as vezes parecem estar mesmo em SALDO aonde os dito profissionais mandam as "Dicas" sem conhecimento de causa! Noto muitas vezes as pessoas não terem atenção a linguagem que usam, e são muito "Self-Certered" não percebo como pessoas assim poder ser Stylists, Makeup Artist e Consultores de imagem.... Deviam se preocupar com a formação e superação, porque as vezes noto que não aprendem NADA!!! Copiam Mal!!!
    Gostei deste post!
    Beijos!

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