6/12/2013

DESABAFO!

E porque às vezes também é preciso exercitar o lado mais 'sério' da vida, achei por bem 'destilar' um pouco deste fel antes de falar com quem de direito, não vá a coisa dar para o torto...

Virou moda nas faculdades e institutos de ensino superior o 'controle' informático dos professores... admito que em algumas situações se torna benéfico, principalmente num país onde o absentismo dos professores é estrondoso e os 'esquemas' para 'fingir' que se dá aulas ultrapassa, ou ultrapassava, os limites. E como é óbvio o bom do livro de ponto é facilmente 'contornável'...
 
Até aqui tudo bem. Mas pelo amor da Santa, quando é que a tentativa de 'controlar' estes supostos professores se tornou mais importante que a pedagogia e a preservação do bem mais essencial no ensino que é, pasmem-se, ensinar?!...
 
Segundo percebi a hora de começar a aula é tão sagrada como a hora de acabar, e se os alunos têm alguma dúvida... WHAT? Dúvidas?!... e o aluno lá tem que ter dúvidas?!... não senhor, acaba-se a aula à hora que é suposto acabar porque o professor tem de ir pôr o dedo na maquineta para receber a devida compensação... não porque está a ensinar o aluno, não porque está a ajudar o aluno a compreender a matéria, mas simplesmente porque se pôs o dedo à entrada tem de pôr o dedo à saída, independentemente de ter feito alguma coisa de jeito no meio termo!
 
Eu sei que queremos passar do 8 para o 80 e ter um ensino superior como na maioria dos países em que o professor catedrático chega, debita a matéria, e depois o aluno vai para casa completar a matéria apreendida com as suas próprias pesquisas, e assim o professor nem precisa de dizer bom dia, desconhece quem são os alunos e apenas atribui uma nota a um número no fim do semestre/ano...
 
Guess what... aqui é impossível!!!! Ainda não percebemos o conceito de avaliação continua?!... Os nossos alunos não têm bases suficientes, não têm bibliotecas capazes, a maioria deles nem sequer têm acesso à internet! Se não for o professor a ensinar, a explicar e a repetir a explicação quantas vezes forem necessárias quantos alunos acham que vão transitar para o ano seguinte?!... E quantos dos que efectivamente passam, vá-se lá saber por obra de quem, vão ser profissionais capazes no fim do curso?
 
Não é suposto os professores criarem máquinas fotocopiadoras, essas já foram inventadas. O papel dos professores (em algumas disciplinas admito) é ajudarem a criar seres pensantes, capazes de raciocinar, seres humanos com opiniões e poder de argumentação.

E alguns professores, pasmem-se, gostam do que fazem, e sentem orgulho em ensinar e ajudar indivíduos a evoluir, independentemente do salário ao fim do mês, que diga-se de passagem, muitas vezes roça o ridículo... mas meus senhores, vamos ser justos, é uma questão de princípios, quem trabalha deve ser remunerado pelo trabalho efectuado, e tudo bem que não paguem o tempo extra de tirar dúvidas fora do tempo regulamentar da aula, elaborar e corrigir provas e exames e até, como acontece em muitas instituições, elaborar sebentas... mas não pagarem as horas que o professor leccionou porque passou o tempo regulamentar do fim da aula e a bendita máquina já não aceitou reconhecer a nossa impressão digital?! WTF?! Não se está a pedir horas extras, mas sim aquilo que é devido pelo tempo de aula que foi efectivamente dado!

E se a palavra do professor não é suficiente... lista de presenças?!... também não! O que vale mesmo é o registo na máquina! E pedimos desculpa senhores professores... se a máquina não deixou registar, temos pena! Não podemos pagar as duas horas que tiveram a trabalhar!

Mas acredito que o defeito é de alguns, porque para outros a solução é simples... cronometrar a aula, chega a hora de sair 'desliga-se', para-se o processo de debitar matéria e vamos fazer a maquineta feliz roçando a nossa impressão digital a tempo e a horas...

Estou 'aborrecida'! E isto para não dizer o que realmente me vai na alma que seria com toda a certeza uma pérola do bom vernáculo da língua portuguesa!

MSM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita e comentário! Leio todos e se tiveres um blog farei uma visita, senão responderei a todas as questões aqui mesmo.

Thank you so much for your visit and comment. I read all of them and if you have a blog I will pay you a visit, if not I'll answer all your questions here.

Hugs, Kisses, Love and Best Wishes
Miss Silly Me